inscrições

máximo de 5 integrantes

1
2
3
4
5

REGULAMENTO

a) Disposições gerais:



1. Cada grupo será constituído de alunos e formandos até 2018 e terá no máximo 5 integrantes, e poderá participar com apenas uma ponte.

 

2. Antes da realização dos testes de carga das pontes, cada grupo deverá apresentar uma estimativa do valor da carga de colapso de sua ponte e uma lista das colas utilizadas na sua construção.

 

3. Na semana anterior à realização dos testes de carga das pontes, será constituída uma comissão de fiscalização presidida por professores da cidade de Maringá e profissionais do ramo de Pontes, Rodovias e Artes especiais. Esta comissão estará encarregada de verificar se as pontes se adequam às prescrições do regulamento da competição e com o projeto entregue.

 

4. A inscrição para o evento, ocorrerá até o dia 30 de setembro de 2018, no site http://pontesdemacarrao.com.br/

 

b) Normas para a construção da ponte:



1. A ponte deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas.

 

2. A ponte deverá ser construída utilizando apenas massa do tipo espaguete número 7 de qualquer marca e colas epoxi do tipo massa (exemplos de marcas: Durepoxi, Polyepox, Poxibonder, etc.) e do tipo resina (exemplos de marcas: Araldite, Poxipol, Colamix, etc.). Será admitida também a utilização de cola quente em pistola para a união das barras nos nós. Outros tipos de cola e materiais não serão aceitos no dia do evento.

 

EXEMPLO DE COLA EPOXI TIPO MASSA

 

 

EXEMPLO DE COLA EPOXI TIPO MASSA

 

EXEMPLO DE COLA EPOXI TIPO MASSA

 

EXEMPLO DE COLA EPOXI TIPO RESINA

 

EXEMPLO DE COLA EPOXI TIPO RESINA


EXEMPLO DE COLA EPOXI TIPO RESINA

 

COLA QUENTE EM PISTOLA

 

3. O peso da ponte (considerando a massa espaguete e as colas utilizadas) não poderá ser superior a 1000 g. Para as pesagens será considerado uma tolerância de 5g. Essa tolerância será considerada para amenizar possíveis variações decorrentes de ventos, movimentações de pessoas, precisão da balança, etc.

 

4. No limite de peso prescrito (1000 g), não serão considerados o peso do mecanismo de apoio fixado nas extremidades da ponte (descrito a seguir, no item 7), nem o peso da barra de aço para fixação da carga (descrito a seguir, no item 11).

 

5. A ponte só poderá receber revestimento ou pintura com as colas permitidas.

 

6. A ponte deverá ser capaz de vencer um vão livre de 1 m, estando apoiada livremente nas suas extremidades, de tal forma que a fixação das extremidades não será admitida. Para as medições das dimensões da ponte será considerada uma precisão de uma casa decimal em centímetros, se necessário algum arredondamento este será feito para cima.